Cartas para morada incerta

Tuesday, November 24, 2009 | 3 Comments




Em que dia perdeste tu o sopro de vida que te animava os olhos? Em que manhã incógnita fechaste as portadas ao sol e cobriste a alma com o lençol branco da partida?
Que dia foi esse, em que os passos soaram vazios e sem corpo, em que as palavras escorreram o seu sentido pelo peito abaixo, deixando letras órfãs no seu lugar?
Em que hora de que tarde nostálgica deixaste tu que as mãos perdessem a dádiva e os lábios cerrassem o caminho às palavras bem-aventuradas?
Em que noite despida de estrelas te perdeste de ti, nesse corredor escuro onde aninhaste a alma a um canto?
Sabes que o sol continua a aquecer por fora a tua casa?
Sabes tu que o caminho continua à espera dos passos que o completem?
Que as as letras continuam alinhadas em filas de sentido à espera que as digas?
Que as mãos não esquecem o seu caminho para o abraço?
Saberás tu, ainda hoje, que a luz de presença ficou acesa para que retornes a casa?

Inamimar

Tuesday, November 24, 2009 | 1 Comments


It's all connected... :)

Friday, November 20, 2009 | 0 Comments



Ás vezes também canto músicas seguidas no duche e fica algo parecido com isto, mas estes tipos são mesmo "prós" no mashup vocal!

ARTE LISBOA

Thursday, November 19, 2009 | 0 Comments




NOTA DE IMPRENSA

INAUGURAÇÃO DA ARTE LISBOA 2009

A ARTE LISBOA, feira de arte contemporânea, inaugura hoje, às 18:00H, no Pavilhão 4 da Fil, no Parque das Nações, em Lisboa. Estarão presentes na cerimónia de abertura Sua Excelência a Ministra da Cultura, Drª Maria Gabriela Canavilhas, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Drª Catarina Vaz Pinto bem como outros representantes institucionais e destacadas personalidades da Comissão de Honra da ARTE LISBOA, presidida por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.

A ARTE LISBOA AFIRMA-SE COMO FEIRA IBÉRICA,

COM A PARTICIPAÇÃO DE 67 GALERIAS, DAS QUAIS 31 SÃO ESPANHOLAS
A próxima edição da ARTE LISBOA – feira de arte contemporânea abrirá ao público a 19 de Novembro no Pavilhão 4 da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, com um programa de oferta de âmbito artístico e galerístico que reforça a sua posição de referência no panorama ibérico das feiras de arte.


A promoção internacional da feira e do mercado de arte continuam a ser os objectivos principais da ARTE LISBOA e, nesse sentido, a mais interessante novidade desta edição é a forte participação de galerias espanholas. De um conjunto de 67 galerias, 33 são portuguesas e 31 espanholas, contando ainda com a participação de galerias da Coreia, Cuba e Hungria. A colaboração da feira com Espanha tem tido uma intensa continuidade, sobretudo pela sua proximidade geográfica e cultural, prefigurando-se como uma área de expansão natural do mercado de arte e do próprio contexto artístico português. E este é sem dúvida um dos resultados positivos da renovada etapa do projecto ARTE LISBOA, que a cada edição tem vindo a potenciar o diálogo entre Espanha e Portugal mantendo firme o seu forte compromisso e contributo para a dinamização do mercado galerístico ibérico. Outra das grandes novidades desta edição é a presença de novas galerias que participam pela primeira vez na feira. Cabe destacar também a sua relevância, já que se incorporam galerias de referência no panorama espanhol e internacional.


DATAS E HORÁRIOS:
Preview & Vernissage
(convite VIP):

18 de Novembro,
das 18:00 às 23:00 horas
Abertura da Feira ao Público:
19-23 de Novembro,
das 16:00 às 23:00 horas
SITE OFICIAL:
www.artelisboa.fil.pt
CONTACTOS:
FEIRA INTERNACIONAL
DE LISBOA

Parque das Nações
Rua do Bojador
1998-010 LISBOA

Email: 
artelisboa@aip.pt
Tel.: + 351 21 892 15 00 / 46
Fax: + 351 21 892 15 55

Beautiful

Wednesday, November 18, 2009 | 0 Comments

Cinemania em dia: 2012

Tuesday, November 17, 2009 | 1 Comments



Ontem, finalmente, conseguimos ver o grande apocalipse que é o filme 2012! Depois de 2 tentativas com as salas esgotadas, lá conseguimos duas cadeirinhas para assistir àquele que já arrecadou, em apenas 3 dias de exibição, mais de 24 milhões de dólares. E concluo que tem o mesmo efeito que a Coca-Cola! Muita fama e no final é só água com caramelo e gás! Mas toda a gente gosta.
Parece-me que qualquer expectativa mais intelectual acerca deste filme é francamente inútil, uma vez que no decurso da acção raramente sofremos pelos quase 7 biliões de pessoas que estão a perecer de formas inimaginavelmente brutais e catastróficas. Não é suposto ser um filme que prime pela densidade ou complexidade do argumento. As personagens são obviamente secundárias neste argumento, que apenas se centra na sucessão repetitiva de imagens avassaladoras onde todos os cataclismos se sucedem de forma quase "non stop" e relativamente aos quais os diálogos estereótipados dos actores pouca ou nenhuma relevância têm. Roland Emmerich usa todos os clichés a que já nos habituou em outras obras do género e consegue impressionar visualmente. Se virmos o filme de uma forma mais superficial, sem estarmos muito centrados em coisas fundamentais como argumento, densidade, filosofia,  mensagem, sentido e interacçao entre personagens, até quase parece uma viagem interessante, sobretudo a orquestração da destruição massiva da cidade logo nas primeiras cenas. Mas nunca sentimos o pânico, a angústia, a perda... nunca sentimos ligação aos biliões anónimos que morrem no cataclismo. Não nos sentimos lá. Durante todo o filme há um afastamento emocional sobretudo alimentado pelas irrealistas cenas, pelas fugas sem um arranhão, pela apatia criada com tanto fogo de artifício visual. Ainda se tenta dar a volta ética no final, mas não convence. Contudo, visto sem qualquer metafísica é um bom filme-pipoca.

Changing Opportunities

Monday, November 09, 2009 | 4 Comments


Fazer do branco a côr, do espaço a casa, do cimento a flor, do sorriso a alma. Hoje é um novo começo! :)

Boa Vida: Cine Preview

Tuesday, November 03, 2009 | 3 Comments



Dez bons motivos para ir ao cinema em 2010
Uma sensação de “eu conheço isto de algum lado” percorre-nos ao estudar as listas de filmes prontos a estrear em 2010. Hollywood parece ter encontrado uma fórmula para o sucesso e perdeu a vergonha de a usar. Temos remakes de filmes e séries dos anos 80, há adaptações de videojogos ao cinema e mais um ou outro herói da Marvel que passa dos quadradinhos para a fita de celulóide. As maiores surpresas vêm de realizadores que decidiram pegar em clássicos infantis e transformá-los em clássicos do cinema. Porque na infância ainda não há lugar para a nostalgia, filmes como “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton, ou “Sítio das Coisas Selvagens”, de Spike Jonze, podem ser as coisas mais originais do ano que vem.
“O Fantástico Senhor Raposo”, de Wes Anderson
Wes Anderson pegou num clássico da literatura infantil e deu-lhe vida com miniaturas que contam a história, um original de Roald Dahl, o mesmo autor de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”,  através da técnica de stop motion. Conta com um elenco de luxo, do qual apenas vamos escutar as vozes: os destacáveis George Clooney e Meryl Streep partilham os créditos finais com os repetentes Bill Murray e Jason Schwartzman na história de uma raposa (a bem dizer, um raposo) a quem a vida dá uma volta depois do nascimento do primeiro filho. É o filme que abre o Estoril Film Festival, na próxima quinta-feira, dia 5 de Novembro. Estreia prevista para Portugal: 28 de Janeiro
“Anticristo”, de Lars von Trier
Lars von Trier continua empenhado em escarafunchar o lado mais sombrio da espécie humana. Em “Anticristo”, filme com reacções muito divididas em Cannes, conta a história de um casal que se refugia numa cabana nos bosques para tentar esquecer a morte do filho. Com um elenco de apenas dois actores, Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg, von Trier explora o luto e a dor de um casal num drama psicológico que acaba por se transformar num filme de terror. Estreia prevista para Portugal: 21 de Janeiro
“Clash of The Titans”, de Louis Leterrier
Quem já fez zapping pelos canais de cinema a um domingo à tarde, deve ter reparado num filme antigo, nuns efeitos especiais medonhos e um lote de actores que parecíamos reconhecer de algum lado. “Clash of The Titans”, o original de 1981, foi um êxito de bilheteira que triunfou graças aos defeitos – que então eram qualidades – anunciados antes. O remake, que estreia em 2010, pretende dar uma cara nova a este clássico que não sobreviveu ao teste do tempo. Liam Neeson e Ralph Fiennes lideram o elenco de um filme baseado na mitologia grega. Sem data de estreia para Portugal
“Tron Legacy”, de Joseph Kosinski
Quando “Tron” estreou, em 1982, os computadores eram ainda máquinas exóticas que existiam sobretudo nos laboratórios das universidades. Talvez por isso fosse tão verosímil escrever um filme sobre gente que vive dentro dessas máquinas. “Tron Legacy”, uma das grandes apostas da Disney para o ano que vem, pode impressionar pelos efeitos especiais, mas vai encontrar do lado de cá um público mais céptico. O filme pega no filho do protagonista da fita original e mete-o ao volante de veículos futuristas no ciberespaço. Uma sequela a piscar o olho aos saudosistas do ZX Spectrum. Sem data de estreia para Portugal

“Eclipse”, de David Slade
Estamos a viver uma moda dos vampiros, e a notícia de que está prevista uma estreia em 2010 de um novo filme da saga Twilight prova de que esta moda vai demorar a passar. “Eclipse” é a terceira versão cinematográfica do terceiro volume da saga de vampiros adolescentes criada pela escritora Stephenie Meyer. Desta feita, a protagonista tem de escolher entre um vampiro e um lobisomem, naquele que é asseguradamente um dos grandes êxitos de bilheteira do ano que aí vem. Com Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Nautler. Sem data de estreia para Portugal

“Robin dos Bosques”, de Ridley Scott
Robin dos Bosques é um herói dos contos tradicionais ingleses. Tão popular que já se fizeram sobre ele canções, séries, canecas e um filme com Kevin Costner e banda sonora de Bryan Adams.O realizador Ridley Scott (“Blade Runner”, “Gladiador”) achou que o que faltava mesmo era mais um filme sobre o melhor arqueiro de Nottinghamshire. Juntou-se novamente a Russel Crowe e reabilitou Robin dos Bosques para mais uma aventura em que os ricos são roubados para benefício dos mais desfavorecidos. Sem data de estreia para Portugal
“Um Caso Sério”, de Joel e Ethan Coen
Um novo filme dos irmãos Coen (“Fargo”, “Este País Não é Para Velhos”) é sempre notícia. Uma boa notícia, sobretudo, se for mais uma comédia ao seu estilo – humor negro ou cinzento escuro, personagens memoráveis e diálogos preciosos, como vimos em “O Grande Lebowski” e, mais recentemente, “Destruir Depois de Ler”. “Um Caso Sério” é um remake de uma comédia de 1967, com um elenco de quase-anónimos: Larry Gopnik (o homem sério que dá nome ao filme) vê a vida dar uma volta depois de a mulher o deixar por este não se conseguir livrar do irmão que foi viver lá para casa. Estreia prevista para Portugal: 4 de Fevereiro
“Alice  no País das Maravilhas”, de Tim Burton
Toda a gente quer ver o clássico conto de Lewis Carroll contado pelo olhar de Tim Burton. O realizador de “Eduardo Mãos de Tesoura” e “Charlie e a Fábrica de Chocolate” atirou-se a um marco da literatura infantil, “Alice no País das Maravilhas”, história que já sofreu todas as adaptações possíveis – cinema, teatro, desenhos animados, musicais, etc. Esta nova versão promete ser mais adulta (Alice tem 19 anos) e conta com os desempenhos de Johnny Depp e Helena Bonham Carter, parceiros de Burton nesta coisa de pintar de negro as histórias de encantar. Estreia prevista em Portugal para 4 de Março de 2010.
“The Imaginarium of Doctor Parnassus”, de Terry Gilliam
A história de uma companhia de teatro itinerante que fez um pacto com o Diabo tinha como protagonista o actor Heath Ledger. Por altura da sua morte, em Janeiro de 2008, um terço das cenas tinham sido rodadas. Depois de interrompidas as gravações, foram encontrados não um, mas três substitutos para o malogrado actor: Jude Law, Johnny Depp e Colin Farrell chegaram-se à frente para fazer de Tony um homem que viaja por um mundo de sonhos depois de passar por um espelho. Esta ficção fantástica é dirigida pelo Monty Python Terry Gilliam e foi um dos filmes mais aplaudidos do último Festival de Cannes.
Estreia prevista para Portugal: 4 de Fevereiro
“O Sítio das Coisas Selvagens”, de Spike Jonze
Mais uma estreia na animação de uma realizador reputado, mais uma adaptação ao cinema de um livro para crianças. “O Sítio das Coisas Selvagens” foi um conto infantil de Maurice Sendak antes de ser um dos filmes mais aguardados de 2009 – a estreia acabou por ser atirada para 2010, o que justifica a inclusão nesta lista. Numa mistura de animação com imagens reais, o novo filme do realizador de “Inadaptado” e “Queres Ser John Malkovich?” narra as desventuras de Max, um garoto que foge de casa e encontra uma ilha habitada por criaturas fantásticas. Sem data de estreia para Portugal.

About

Mei and Arawn