"Mas o que acontecera ao certo a Sabina? Nada. Deixara um homem porque queria deixa-lo. Esse homem tinha vindo atrás dela? Tinha querido vingar-se? Não. O seu drama não era o drama do peso, mas o da leveza. O que se abatera sobre ela não era um fardo, mas a insustentável leveza do ser."
Milan Kundera in "A insustentável leveza do ser".
A leveza de ser é insustentável porque não nascemos para ser leves, nascemos com uma gravidade que nos cola uns aos outros, que nos enlaça a um peso e dimensão. Mesmo na alma. somos seres dimensionais, e o nosso peso, esse pondus que nos liga à vida, é o amor.
5 comentários:
dos livros mais intensos que já li até hoje.. continuação de uma excelente leitura! beijinhos!
Li-o um dia, vivo-o todos dias na pele. Nós os seres do ar padecemos da inquitude insatisfeita de sermos leves.
Há dias maus.
Há dias bons.
Todos inexplicáveis.
Tenho este livro na prateleira e nunca o li... Ainda assim, o Milan é dos meus escritores favoritos... adoro "A ignorância" :)
Kisses
Quando acabares de o ler, maninha empresta-mo se puderes,ando para o ler há tanto tempo e não o consigo encontrar,é um dos meus escritores favoritos o Milan Kundera...é muito profunda a sua escrita, ficamos presos à sua leitura...continuação de uma boa leitura manocas do meu coração...adoro-te muuuuuto:))
Na realidade é uma re-leitura! :)
Acontece-me frequentemente regressar a livros já lidos, porque na avidez da primeira vez muita coisa não é devidamente apreciada e os pormenores fogem. Numa segunda leitura e por vezes muito desfasada no tempo, a nossa experiência de vida e o facto de ser um olhar mais atento permitem-nos retirar mais dos livros, das palavras, e dos seus espaços em silêncio. :)
Maninha, existem sites de e-books online, em que não precisas de comprar, podes fazer o download gratuito dos livros :) como por ex. o www.ebook.com
Mas empresto-te com muito gosto ;)
Beijocas :*
Post a Comment