A Arte do Crime (The Business of Murder)
de Richard Harris
Que relação liga as três figuras? Que têm elas em comum para se juntarem na mesma história? Haverá, no passado, alguma coisa capaz de explicar a razão por que as vemos agora face a face na mesma sala? São algumas das perguntas que o espectador irá fazer desde que a cortina abre para um espectáculo de grande intensidade psicológica. A incerteza, a dúvida, o clima de suspeição mantém-se intacto até ao desfecho desta história triangular contada com mão de mestre por um dos mais premiados dramaturgos do teatro inglês contemporâneo.
A Arte do Crime é uma peça que traz ao palco e à atenção do espectador o tema, fascinante e extraordinariamente actual, da manipulação. Manipulação de factos, de palavras, de imagens, de provas ou supostas provas, e sobretudo manipulação das consciências. O jogo entre verdade e simulação parece infinito: de cena para cena, há sempre mais uma reviravolta que torce a história numa direcção inesperada sem lhe destruir a lógica.
Na adaptação feita pela Companhia Teatral do Chiado, tudo se passa num bairro periférico de Lisboa, onde o enredo é tão possível como na Londres do texto original. O Inspector-Chefe Vasco Machado, a escritora e argumentista Diana Galvão e o imprevisível Sr. Rocha defrontam-se num espaço fechado onde nunca está muito claro quem domina e quem é dominado.
Um poderoso e subtil jogo de forças que marca a incursão corajosa do encenador Juvenal Garcês pelo drama policial. Quer dizer, dessa arte do crime que diariamente nos invade os ecrãs de cinema e televisão, mas a que os nossos palcos se têm mantido inexplicavelmente fechados.
Visite o blog deste espectáculo: A Arte do Crime
|
Encenação: Juvenal Garcês
Adaptação: Gustavo Rubim
Produção: Companhia Teatral do Chiado
Local: Teatro-Estúdio Mário Viegas
Em cena de 2008-11-27 a 2009-01-31
Horário: Quintas, Sextas e Sábados, às 21 horas
1 comentários:
Fui ver na 6ªfeira! Gostei!
Fico à espera da proxima peça desta fabulosa Companhia Teatral do Chiado :)
Post a Comment