Numa organização a liderança é essencial à sua sobrevivência a longo prazo e flexibilidade, tanto mais numa cultura como a nossa onde a desconfiança e oportunismo face ao outro são frequentes. São os dirigentes da empresa que a transformam de organização formal numa reunião de pessoas. Para isso, terão que prosseguir cinco objectivos diferentes e complementares:
Estabelecer os objectivos estratégicos: Ao contrário das empresas tradicionais, onde a estratégia é algo de muito bem planeado e que implica uma certa rigidez, numa empresa o papel da liderança é a de provocar os colaboradores a encontrarem novas formas de atingir os objectivos da empresa.
Definir as fronteiras estratégicas: A liderança tem que definir quais são os limites onde a empresa vai operar: limites geográficos, psicográficos, sectoriais, etc., de modo a evitar um fluxo de novas ideias que se arriscam a colocar a empresa fora da sua rota estratégica aumentando a dispersão e, consequentemente, a confusão.
Questionar as fronteiras estratégicas: Apesar da importância de definir fronteiras estratégicas é também decisivo que estas fronteiras não sejam completamente fechadas. Se algum colaborador tiver uma ideia fora dos limites previamente estabelecidos mas que se enquadre numa visão mais alargada da empresa, tem que poder apresentar a sua proposta.
Promover a troca de ideias: Não basta aos líderes estabelecer os objectivos e as fronteiras estratégicas. Têm de encorajar os seus colaboradores a inovar ao nível dos produtos, serviços, procedimentos e relacionamentos, participando activamente nas discussões. Isto só é possível se se criar um clima propício dentro da organização.
Tomar as decisões em tempo real: Como as decisões precisam de ser tomadas com extrema rapidez, os líderes não podem analisar cada questão com ponderação. Em consequência deverão ter muita confiança nos seus subordinados, na primeira linha, e delegar-lhes parte apreciável das decisões. O empowerment é essencial para a organização poder reagir rapidamente dando a cada um espaço de responsabilização onde pode testar as suas ideias e refrescar o sistema com inovação acrescentando-lhe valor.
Liderança entre os nossos e onde quer que nos movamos torna-se assim o cimento que leva a comunicação mais longe, à acção comum, significado primeiro da palavra.
Liderança é:
O wasabi no meu sushi.
A cereja no topo do bolo.
O atum da tosta quentinha.
A pipoca que acompanha o filme.
O aroma do chá quente.
Aquele "mais um passo" que damos quando pensavamos não ter força.
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