Coisas que ando a ler

Friday, July 17, 2009 | 5 Comments

"Mas o que acontecera ao certo a Sabina? Nada. Deixara um homem porque queria deixa-lo. Esse homem tinha vindo atrás dela? Tinha querido vingar-se? Não. O seu drama não era o drama do peso, mas o da leveza. O que se abatera sobre ela não era um fardo, mas a insustentável leveza do ser."

Milan Kundera in "A insustentável leveza do ser".

A leveza de ser é insustentável porque não nascemos para ser leves, nascemos com uma gravidade que nos cola uns aos outros, que nos enlaça a um peso e dimensão. Mesmo na alma. somos seres dimensionais, e o nosso peso, esse pondus que nos liga à vida, é o amor.

5 comentários:

Neptuna said...

dos livros mais intensos que já li até hoje.. continuação de uma excelente leitura! beijinhos!

Viajante said...

Li-o um dia, vivo-o todos dias na pele. Nós os seres do ar padecemos da inquitude insatisfeita de sermos leves.
Há dias maus.
Há dias bons.
Todos inexplicáveis.

Ianita said...

Tenho este livro na prateleira e nunca o li... Ainda assim, o Milan é dos meus escritores favoritos... adoro "A ignorância" :)

Kisses

maninha said...

Quando acabares de o ler, maninha empresta-mo se puderes,ando para o ler há tanto tempo e não o consigo encontrar,é um dos meus escritores favoritos o Milan Kundera...é muito profunda a sua escrita, ficamos presos à sua leitura...continuação de uma boa leitura manocas do meu coração...adoro-te muuuuuto:))

Unknown said...

Na realidade é uma re-leitura! :)
Acontece-me frequentemente regressar a livros já lidos, porque na avidez da primeira vez muita coisa não é devidamente apreciada e os pormenores fogem. Numa segunda leitura e por vezes muito desfasada no tempo, a nossa experiência de vida e o facto de ser um olhar mais atento permitem-nos retirar mais dos livros, das palavras, e dos seus espaços em silêncio. :)
Maninha, existem sites de e-books online, em que não precisas de comprar, podes fazer o download gratuito dos livros :) como por ex. o www.ebook.com
Mas empresto-te com muito gosto ;)
Beijocas :*

About

Mei and Arawn