Meias tintas e bons fluidos

Tuesday, August 04, 2009 | 1 Comments

O mestre de obra andou às voltas por causa da tinta que quero que dê alma a dois quartinhos cá da casa. Eu pedi-lhe um tom violeta. E ele presenteou-me com tons que foram desde o rosa chock ao cinzento-lama, mas de violeta nada. Quando já estava à beira do colapso criativo e o senhor já exausto de andar com baldes de tinta para a frente e para diante, decidi ir eu buscar as tintas e estou tão contente com o meu violetazinho. É lindo, profundo, místico, convidativo. Só me apetece enchê-lo de beijinhos. E fica bem conjugado com praticamente todas as cores!

O violeta é como um rapaz de muitas qualidades. Intuição, tolerância e respeito são algumas delas. Sempre com um pingo de mistério associado. E podemos confiar que em tudo que o violeta toca há um quê de fascínio espiritual.

O arcanjo 13 das cartas do tarôt é representado por um anjo que segura dois vasos, um azul e outro vermelho, que trocam um fluido constante. Embora, na impressão, apareça como um líquido incolor, ele simboliza exactamente o meio-termo entre o azul e o vermelho – ou seja, o violeta. Mas eu não percebo nada de tarôt! Mas achei gira a "coincidência".
O resultado dessa troca em partes iguais é o comedimento, qualidade maior dos tons de violeta. A começar pelo roxo intenso, passando pelo ameixa, pelo ametista e pela completa gama de lilases, todos são pacifistas por natureza. O meu é um violeta rosáceo muito delicado. :)
A qualidade da paciência também está associada a elas. Mas, da paciência à profunda meditação, o que difere mesmo é a intensidade da tinta. Quanto mais escuro e fechado o tom, maior a devoção que inspira.

Em casa
Os violetas sempre estiveram associados à nobreza. Porém mudam um pouco de matiz de acordo com a moda. De tempos em tempos, chegam às lojas tonalidade inéditas, com mais cinza dando-lhe mais subtileza. Mas mesmo assim têm sempre algo de étereo.

De forma geral, os decoradores exploram bem os tons violáceos em ambientes pequenos ou mais introspectivos, salas de meditação e quartos. A sua função é fazer a passagem do estado de ânimo – do agitado ao tranqüilo. No meio espiritual, o violeta está mesmo ligado à transmutação, à capacidade que temos de transformar dores em lições para o futuro. Por outro lado também invoca as cores do entardecer, a transição do dia para a noite. E em toda a simbologia que esse momento pode suscitar.

1 comentários:

ISa said...

Violeta é muito "à frente"!!!!!!
Que fique como desejas. Trabalho já sei que dá muito.
BiJufas! :*

About

Mei and Arawn