Diamante de Sangue

Monday, January 29, 2007 | 0 Comments

Tendo como pano de fundo o caos e a guerra civil que dominou a Serra Leoa na década de 1990, Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer (LEOARDO DICAPRIO), um mercenário do Zimbábue, e Solomon Vandy (DJIMON HOUNSOU) um pescador da etnia Mende. Ambos são africanos, mas as suas histórias e circunstâncias de vida são totalmente diferentes até o destino os reunir numa busca para recuperar um raro diamante rosa, o tipo de pedra que pode transformar uma vida...ou acabar com ela.
Esta é uma história triste e revoltante. A história de um povo que mergulhou numa guerra civil monstruosa e que, conflito após conflito, morte após morte, atrocidade após atrocidade, acabou por ter na pergunta "manga curta ou comprida?" a sua linha mais marcante. É a história de um povo dividido entre a riqueza incompreensível dos diamantes e do seu significado no mercado internacional e a sua própria divergência tribal. Este é o povo com o menor indíce de desenvolvimento humano do planeta e o maior em mortalidade infantil, onde crianças-soldado amputam outras indiscriminadamente, vítimas da sua própria sorte, abandonadas por Deus e pelo mundo à sua própria cegueira de ódio e fome. Um filme perante o qual não podemos deixar de nos sentir responsáveis, de enrolar o estomâgo num nó e sair mudos perante a nossa natureza auto-destrutiva.

A Serra Leoa tem actualmente uma situação de frágil equilíbrio, tendo como forma de governo uma república presidentalista. Segundo a OMC, desde o final da guerra civil no país em 2002 e a eleição democrática de Ahmad Tejan Kabbah como presidente, a Serra Leoa “tem feito intensos esforços dedicados a fortalecer a parte jurídica e institucional para a elaboração de umas políticas coerentes e sólidas e para promover a diversificação das exportações e dos mercados”. O crescimento ecónomico é visível, sobretudo depois do processo de Kimberley, segundo o qual um dos principais requisitos é a obrigatoriedade de mostrar o certificado de origem dos diamantes que sejam comercializados. Conforme a OMC, o cumprimento desse requisito pela Serra Leoa tem contribuido para que o país atravesse por um considerável crescimento do comércio dos diamantes registados, o que tem representado um aumento da renda, ainda que se mantenha o trabalho infantil na maior parte das minas de extracção.

Visitem o site oficial do filme:

0 comentários:

About

Mei and Arawn