Estando por cá destacada :) não posso deixar de ser confrontada todos os dias com graves escaldões, em crianças e adultos. É estranho que em pleno sec.XXI ainda haja um tão grande descuído com algo que pode ter graves consequências. Todos os anos morrem 150 a 200 pessoas em Portugal devido a melanomas e esse número está a crescer anualmente.


Algumas dicas:


Uso diário de filtro solar nas áreas mais expostas (principalmente cara, nuca, orelhas, mãos, etc). O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de protecção. Na cara devemos usar filtro de proteção alta (acima de 15), principalmente durante o verão, além do uso constante de batom com filtro solar.

Além disso, devem evitar o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.

Beber muita água natural, uns 2 litros por dia.

Diminuir ao máximo a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, que prejudicam a circulação dos tecidos e interferem no metabolismo das vitaminas A, E e C, essenciais no combate ao envelhecimento.

Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais frequentes porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares e mais resistente.




Usufruam do verão em segurança! :)

0 comentários:

About

Mei and Arawn