Na LX Factory, em Alcântara, encontramos uma fábrica de experiências onde se torna possível intervir, pensar, produzir e apresentar ideias, num espaço que é de todos, para todos.
Fica na antiga zona industrial de Alcântara, por trás da Escola Superior de Polícia. Foi em 1846 que a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa, se instala em Alcântara. Esta área industrial de 23.000m2 foi nos anos subsequentes, ocupada pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias, tipografia Anuário Comercial de Portugal e Gráfica Mirandela.
Na LX Factory respira-se um espírito verdadeiramente industrial. Empreende-se, cria-se, inventa-se. E também se pinta, esculpe. Trabalha-se. É uma ilha de criatividade e de empresas com projectos que vale a pena conhecer.
E também se dança. E esta semana podem experienciar gratuitamente a beleza e magia do ballet, mesmo que não tenham tutu e nunca tenham feito um único "demi plié" ou "petit battement" na vida. É uma experiência que vos deixará esgotados (nunca pensei que fosse tão exigente fisicamente) e simultaneamente deslumbrados. O ambiente é o mais próximo possível de um puro "Fame" anos 80. O balneário é minúsculo, as roupas simples e sem marcas. A cumplicidade e descontracção é total. A graça e a magia acontecem quando a música clássica começa a ondular os corpos, a sustê-los por fios invisíveis de ternura, a abraça-los na sua irresistível cadência. O sorriso na cara dos dançarinos é contagiante. Está-se feliz ali. O que une aquelas pessoas é o gosto pela arte, pela dança e pela exploração dos limites do corpo em toda a sua beleza e graciosidade. Amanhã é às 19:30 e na sexta às 19h. Bora lá!

Podem descobrir mais no site da LX Factory, aqui e no site do ForumDança, aqui.

0 comentários:

About

Mei and Arawn