Menos uma estrela...

Sunday, September 09, 2007 | 0 Comments



Nascido em Modena, em 1935, Pavarotti era considerado um dos maiores nomes da ópera em todo mundo e um dos maiores tenores de todos os tempos.

Estreou-se profissionalmente em 1961 no papel de Rodolfo na ópera La Bohème, de Puccini, na cidade de Reggio Emilia. Durante os quase 40 anos que passou no palco, o cantor transformou-se num dos artistas de maior sucesso do mundo.

Pavarotti foi o responsável por conquistar um novo tipo de público para a ópera, principalmente com sua interpretação da ária Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini, que acabou associada à Copa do Mundo de 1990.

O amor pelo "bel canto" de seu pai, um padeiro do Exército italiano, ajudou o jovem Luciano a descobrir a sua vocação, mostrando que a ópera não está reservada à elite.

A insistência de Pavarotti em aproximar a música clássica do público recebeu críticas dos puristas. Mas a força de sua voz, que chegou a bater um recorde mundial de aplausos, registrado no livro "Guiness", nunca foi contestada.

Os nove dós de peito seguidos que cantou durante "La fille du Regiment", de Gaetano Donizetti, no Metropolitan Opera House de Nova York, em 1972, foram sua consagração mundial.

Cinco anos mais tarde, em 1977, o mesmo teatro testemunhou o desempenho do tenor em "Ao Vivo do Met", uma ópera que alcançou o primeiro posto da história quanto à audiência da TV.

Vale lembrar que antes de lotar parques e estádios e de promover eventos beneficentes que lhe renderiam o título de "embaixador da paz" das Nações Unidas, Pavarotti foi professor de escola primária durante 12 anos. :)

0 comentários:

About

Mei and Arawn