150 anos sobre o seu nascimento, Freud continua a ser uma referência da cultura ocidental de tal modo enraízada que não poderíamos deixar de referir a reportagem de fundo realizada pela revista VISÃO sobre a sua vida e obra.

Freud inovou sobretudo em dois campos. Simultaneamente desenvolveu uma teoria da mente e da conduta humana e uma técnica terapêutica para ajudar os pacientes afectados psiquicamente. Provavelmente a contribução mais significativa de Freud para o pensamento moderno é a tentativa de atribuir ao conceito de inconsciente (inspirado por Eduard von Hartmann, Schopenhauer e Nietzsche) um estatuto científico (não compartilhado por várias áreas da ciência e da psicologia). O seu conceito de inconsciente, desejos inconscientes e de repressão foram revolucionários; propõem uma mente dividida em camadas ou níveis, dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas sob a consciência e que se manifestam em lapsos e sonhos.
Na sua obra mais conhecida, A Interpretação dos Sonhos, Freud postula o novo modelo do inconsciente e desenvolve um método que lhe permita o acesso ao mesmo, tomando elementos de suas experiências prévias com as técnicas de hipnose.

Para saber mais espreitem: http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=330323

A Interpretação dos Sonhos: http://www.psywww.com/books/interp/toc.htm

Biografia e Obra: http://www.freudfile.org/

0 comentários:

About

Mei and Arawn