Coisas que tenho aprendido...

Monday, December 15, 2008 | 4 Comments

Não é de hoje, mas sempre que tenho de ir a um funeral que me vejo de alma torcida, com um doloroso torcicolo do pensamento... Um funeral não se realiza pelos mortos mas pelos vivos. Homenageamos a memória que os vivos têm do morto. As celebrações da vida não são tão frequentes infelizmente. Talvez porque não unem no mesmo medo aquilo que a morte significa tão drástica e irreversivelmente para qualquer um de nós. Por outro lado, mais nenhum acontecimento une tanto as famílias como a morte. Acredito mesmo que há pessoas que só se encontram nos funerais de familiares comuns. Portanto, a morte, em muitos casos, consegue unir mais do que a própria vida. Outra particularidade é que há sempre uma altura em que se formam grupinhos, uns mais sérios que outros. Uns a contar anedotas nem que seja para espairecer. Isso prova que nem estando mortinho da silva, encaixado, de fato e gravata, no meio da sala, cercado de velas e flores, faz com que sejamos sempre o centro das atenções. Ora cá está uma grande lição a tirar. Por fim, quando alguém que nos é mesmo próximo bate a bota, ficamos com aquela nítida impressão que isto da morte é mesmo uma cena a sério e que mais vale começar a levar uma vidinha decente. Porque aquele que perdemos significa não apenas tudo o que vivemos com ele, mas aquilo que viveremos sem ele. E em rigor, sem nós. Um dia. No fundo, é a nossa própria morte individual ou colectiva que também choramos. Vou-me repetir, mas já disse que os funerais se fazem pelos vivos e não para os mortos? Pois é... é por isso que amanhã afinal, depois de longa reflexão, irei ao do meu primo... pelos vivos. Porque ao morto já pouco importa. Se o morto também tiver de lidar com a perda, bem... isso já não é problema que possa moer os vivos.

E esta é a minha forma ainda demasiado desajeitada, incoerente talvez e hoje propositadamente leve, de lidar com a morte. Dos outros. Quanto à minha, não me doa a cabeça.

4 comentários:

Ácido Cloridrix HCL said...

Em primeiro lugar as minhas desculpas pela loooooonga ausência neste espaço,,,, mas, valores mais altos se levantaram que me afastaram das lides internautas!!! Ficam prometidas visitas mais assíduas neste Blog!!!
Desculparia traição se cometida pelo traidor com elemento do mesmo sexo???? Por exemplo pegar sua melhor com uma amiga numa transe íntima??? (Ou vice versa)?? Ou o que conta será a traição ao sentimento e não a do corpo? Esse o inquérito de opinião que lançamos no Sexo, Humor e Prazer e sobre o qual gostaria de ouvir a tua opinião!!! Obrigado, HCL

Anonymous said...

i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

Anonymous said...

If you could give more detailed information on some, I think it is even more perfect, and I need to obtain more information!
Personalized Signature:金陵热线棋牌游戏中心,名城苏州游戏中心,云南信息港游戏,彭城视窗棋牌游戏中心,江苏互联星空棋牌游戏中心,广西休闲游戏中心,安徽棋牌游戏中心

Anonymous said...

Good article, good things, good feelings, good BLOG!
Saftey Net

About

Mei and Arawn