Cinemania em dia

Wednesday, April 01, 2009 | 1 Comments

Gran Torino
Clint Eastwood continua aos 78 anos a ser um grande contador de histórias. Para nós foi o filme do mês, pela humanidade, pelo retrato da solidão num mundo em que a velhice parece não encontrar o seu lugar. Pelo afecto, o perdão e a redenção. Pelo preconceito, a persistência, a teimosia, o retrato de uma América multi-racial e contorversa, rodeada de armas e de ódios novos e antigos. Pela beleza de uma história simples bem contada e por uma personagem-pilar apaixonante e desconcertante. "Pelo manifesto anti-violência, anti-racista, anti-social e derradeiramente a alma e coração de um extraordinário cineasta postos a nu. Pela cadela cega de Walt, pelos rosnares, praguejares e cuspidelas de Walt, pela despedida de Dirty Harry. Clint Vintage." (Ana Pires)

Watchmen - We watched the Watchmen! 
“Watchmen” é uma das melhores adaptações duma banda-desenhada ao cinema. O filme assenta num maravilhoso visual e numa incrível banda sonora 
que completam na perfeição uma história bastante original e interessante. Uma obra diferente e imperdível. Destaque para a excelente personagem Rorschach, o narrador da história. A adaptação desta série de Banda-Desenhada ao cinema nunca seria fácil devido à sua enorme complexidade mas o realizador Zack Snyder e os guionistas Alex Tse e David Hayter até fizeram um bom trabalho. Em termos gerais, o argumento do filme mostra-se fiel à história original mas é claro que nos apresenta uma versão mais compacta da Banda-Desenhada. Algumas cenas dão-se ao luxo de ter como pano de fundo musical, canções de artistas icónicos como Bob Dylan, Janes Joplin, Jimi Hendrix e Simon and Garfunkel. Amantes de B.D., não percam! ;)

Underworld: Rise of the Lycans
Apesar de ser teoricamente dispensável, “Underworld: Rise of the Lycans” assume-se como uma razoável prequela de “Underworld” porque contextualiza todas as informações dadas pelos dois primeiros filmes sobre as origens da história. A história do filme traça as origens da batalha secular entre Vampiros e Lobisomens que culminou com o final de “Underworld: Evolution”. Na Idade das Trevas, um jovem chamado Lucian surge como o líder que incita os Lobisomens à revolta contra Viktor, um dos três líderes vampíricos que conseguiu subjugar os Lobisomens (Lycans) às suas ordens. Com a ajuda de Sonja, a filha de Viktor e sua amante secreta, Lucian fará de tudo para obter a liberdade. A nível visual a produção sofreu alguns cortes valentes no orçamento, pelo que não é tecnicamente tão sofisticada. Contudo a fotografia marcadamente gótica acompanha e embeleza fielmente o espírito mitológico da saga. Para apreciadores de vampiros e lobisomens ;)

“The Spirit
A adaptação cinematográfica da famosa Graphic Novel do falecido cartoonista Will Eisner deve ter deixado o desgraçado às voltas na tumba com a débil e inexperiente realização de Frank Miller  que praticamente ignorou a essência da graphic novel original. Esta versão cinematográfica conta-nos a história de Denny Colt, um polícia que é assassinado mas que misteriosamente regressa do mundo dos mortos como The Spirit, um vigilante mascarado determinado a combater o crime organizado nas ruas obscuras de Central City, a sua querida cidade. A maior riqueza desta graphic novel estava nos seus monólogos e diálogos fortes, carismáticos e com um humor muito próprio. Não sei onde ficaram, mas neste filme não foi de certeza. Nós que gostámos do Sin City ficamos um bocado desiludidos com este The Spirit, porque de facto não está "no espírito". Miller parece colado a Sin City e parece não ter prestado a devida atenção às particularidades da obra de autor em questão, embora em termos de fotografia existir um excelente desempenho. Com a ilustre excepção de Samuel L. Jackson, nenhum dos principais nomes do elenco conseguiu obter uma prestação satisfatória. O experiente actor que incorpora o temível vilão de Central City foi o único que conseguiu vender na perfeição a sua personagem, atribuindo a Octopus, o psicótico carisma que o caracteriza. Já o actor principal, Gabriel Match que desempenha o papel de Spirit nunca conseguiu obter a profundidade e interesse real da personagem.


RedLine (ou qualquer coisa assim) - Entrámos e saímos 12 minutos depois de começar. Se vos der uma vontade incontrolável de ver um cliché de má qualidade, muita gaja boa, boa e brainless e testosterona a rodos estão no sítio certo. Senão, fujam! Pela vossa saudinha mental!



ESTREIA ESTA SEMANA

1 comentários:

Xana Banana said...

Olha só que belo apanhado! ;)
Vou estar atenta.
Coisas bem giras e eu nem dava por elas!

About

Mei and Arawn