Cool Stuff

Wednesday, April 22, 2009 | 1 Comments

As coisas que ando a ler... O Que Sócrates diria a Woody Allen, de Juan Antonio Rivera

“O que Sócrates diria a Woody Allen” é um livro que relaciona de um modo muito sugestivo questões que afectam profundamente as pessoas no seu dia a dia (o amor, a felicidade, o destino, a vontade, o desespero, a morte, etc.), e pensadas por filósofos como Sócrates, Platão, Kant, Nietsche, com grandes clássicos do cinema que as explicam (deste Citizan Kane e Casablanca até Hannah e as suas Irmãs, Matrix e Desafio Total, por exemplo). É uma obra que interessa ao público que gosta de cinema e a todos os que se preocupam com aquelas questões existenciais. O original espanhol ganhou um importante prémio e foi um best-seller em Espanha com sucessivas edições."
Está a ser uma leitura muito revivalista, divertida e uma outra forma de olhar para alguns clássicos do cinema aos olhos dos grandes clássicos da Filosofia.


One-flew-over-the-cuckoos-nest-1-1024_m
 CINEMA Voando sobre um ninho de cucos

Um homem perfeitamente normal – ok, é temperamental e efusivo, tem um ar alucinado (ou não fosse Jack Nicholson), mas so what? – é enviado para um hospício para fazer uma avaliação da personalidade. A sua forma de ser vai abalar um bocado as rotinas do lugar. Trata os outros como se fossem pessoas normais, não como doentes. E por isso entra em confronto com a enfermeira Ratched, responsável do bloco e com uma atitude um bocado hitleriana. Divertido, brutal e chocante, um filme da vida. Um psicanalista estudioso da depressão tem um livro com o título Mais Amor, Menos Doença. É por aqui. Antes de neuróticos, psicóticos ou esquizofrénicos, somos pessoas. Tratar uma pessoa como pessoa é a melhor forma de comunicar. Porque a linguagem mais universal é a do amor. Folha


Na LeCool

 
onde
Cinemateca, Rua Barata Salgueiro, 39
Tel.21 359 6200 
 
quando
Hoje às 19h
 
quanto
2,5€






A Evolução de Darwin - Exposição
12 Fev a 24 Mai
Ter a Dom: 10h-18h


No ano em que se comemoram os 200 anos do nascimento de Darwin e 150 sobre a publicação da sua obra fundamental "A Origem das Espécies", a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta uma exposição subordinada ao tema A Evolução de Darwin. Criada em parceria com o American Museum of Natural Story,
incide sobre a vida e obra de Darwin, incluindo a viagem no Beagle, que possibilitou muitas das suas descobertas e muitos dos desenvolvimentos científicos que confirmaram a teoria da evolução das espécies, ou que por sua vez só se tornaram possíveis por via da mesma.

Informações Úteis: Galeria de Exposições Temporárias / 217 823 523
darwinvisitas@gulbenkian.pt
Preço dos bilhetes: 4€
Entrada livre aos Domingos

1 comentários:

Isa said...

Boas dicas :D

About

Mei and Arawn