Distância, tecnicamente falando, é a medida de separação de dois pontos. Mas o que é a distância senão um espaço que impômos a intervalos de nós mesmos? Por vezes temos de nos distanciar para podermos ver melhor, para descobrir outras realidades que não víamos enquanto estavamos em cima da situação. O mesmo acontece com a alma, parece-me. Temos de nos dar ao espaço para a podermos ver com mais claridade. Tal como com as almas dos outros. A distância imposta pelas palavras duras ou a distância imposta pelas palavras que não nos são dirigidas e que desejavamos que fossem. Todas são formas de separar dois pontos. A distância física, dolorosa e insuportável da perda de uma amiga. A distância doce das lembranças. A distância dos sentimentos. A distância das cartas que escrevemos e que guardamos sem nunca enviar... Repito baixinho: "Distância: medida de separação de dois pontos". Como superar as distâncias que não queremos ter? Como superar as distâncias de postura, de identificação, de valores? Como aceitar a alteridade? Como aceitar que o outro é totalmente diferente e independente de nós e da nossa vontade?
Por vezes a identificação é tão forte que confundimos a nossa pele com a de outros que amamos. Confundimos a alma. Confundimos o que somos, confundimos o que queremos ser. E isso inunda-nos de felicidade e de bem querer. Preenche-nos de sentido. Mas outras vezes damo-nos conta que isso invade a nossa privacidade, contraria a nossa forma de viver em algo que ainda não aprendemos a encaixar. Como superar a perda desse sentido?
Essa é uma questão que ainda não consegui resolver.
Aranho de volta dela, enquanto o dia segue, implacável nas suas tarefas de sobrevivência, de suporte vital, de equílibro sustido nas referências comuns, estáveis, básicas da nossa vida.
Por isso vou ali produzir mais um bocado, manter a subsistência, e mais tarde já volto a reflectir nisto. É assim que tentamos arrumar as coisas. Pela lei do menor esforço, asséptico, seguro, higiénico. Porque viver impõe-se.

0 comentários:

About

Mei and Arawn