A Arte do Crime (The Business of Murder)
de Richard Harris 
A Arte do Crime
Em A Arte do Crime, peça que estreou em 1981, Richard Harris constrói uma intriga policial excepcionalmente tensa e enigmática, em torno de três protagonistas: um Inspector-Chefe da Polícia, uma escritora de séries e peças policiais para a televisão, e o misterioso homem que os atrai a casa dele sem que se perceba com que intenção o faz.

Que relação liga as três figuras? Que têm elas em comum para se juntarem na mesma história? Haverá, no passado, alguma coisa capaz de explicar a razão por que as vemos agora face a face na mesma sala? São algumas das perguntas que o espectador irá fazer desde que a cortina abre para um espectáculo de grande intensidade psicológica. A incerteza, a dúvida, o clima de suspeição mantém-se intacto até ao desfecho desta história triangular contada com mão de mestre por um dos mais premiados dramaturgos do teatro inglês contemporâneo.

A Arte do Crime é uma peça que traz ao palco e à atenção do espectador o tema, fascinante e extraordinariamente actual, da manipulação. Manipulação de factos, de palavras, de imagens, de provas ou supostas provas, e sobretudo manipulação das consciências. O jogo entre verdade e simulação parece infinito: de cena para cena, há sempre mais uma reviravolta que torce a história numa direcção inesperada sem lhe destruir a lógica.

Na adaptação feita pela Companhia Teatral do Chiado, tudo se passa num bairro periférico de Lisboa, onde o enredo é tão possível como na Londres do texto original. O Inspector-Chefe Vasco Machado, a escritora e argumentista Diana Galvão e o imprevisível Sr. Rocha defrontam-se num espaço fechado onde nunca está muito claro quem domina e quem é dominado.

Um poderoso e subtil jogo de forças que marca a incursão corajosa do encenador Juvenal Garcês pelo drama policial. Quer dizer, dessa arte do crime que diariamente nos invade os ecrãs de cinema e televisão, mas a que os nossos palcos se têm mantido inexplicavelmente fechados.

Visite o blog deste espectáculo: 
A Arte do Crime

Para reservar bilhete(s) online:
 Bilheteira

InterpretaçãoEmanuel AradaSimão Rubim,Vanessa Agapito
EncenaçãoJuvenal Garcês
AdaptaçãoGustavo Rubim
ProduçãoCompanhia Teatral do Chiado

Local: Teatro-Estúdio Mário Viegas
Em cena de 2008-11-27 a 2009-01-31
Horário: Quintas, Sextas e Sábados, às 21 horas


1 comentários:

M said...

Fui ver na 6ªfeira! Gostei!
Fico à espera da proxima peça desta fabulosa Companhia Teatral do Chiado :)

About

Mei and Arawn