Creating Christmas

Saturday, December 23, 2006 | 0 Comments

"Já fez as comprinhas todas?" perguntou o rapaz da mercearia esticando-lhe o saco de plástico verde, opaco, sem qualquer anúncio a marcas. A menina amarela abriu muito os olhos como quando o pai lhe chamava a atenção. De repente, sentiu que se devia ter lembrado de algo como quando a mãe lhe perguntava se tinha lavado os dentes antes de dormir ou limpo o pó debaixo dos biblots da sala de estar.
"Já fez as comprinhas ?" Repetiu sorridente o rapaz " Se se portou bem, certamente também vai receber muitas!"
A menina apertou com mais força as moedas que trazia fechadas na palma da mão como se sentir o corpo exterior do frio metal lhe conferisse mais realidade.
"Quais comprinhas?" murmurou muito pálida, "portar bem?".
"Sim, comprinhas de Natal!" para oferecer aos seus familiares, certamente que o Pai Natal também a vai recompensar pela sua generosidade por se portar bem."
A menina calou-se. Esticou a mão deixando cair a quantia certa em cima da bancada e pegando no saco sussurou "não sei o que é isso, rua onde eu moro não há Natal". A mercearia estava cheia e as pessoas coçaram-se dentro dos casacos grossos e das camisas puídas pelo frio. Houve um múrmurio que correu os corredores, desde as massas ao mostrador frigorifico dos queijos e enchidos como um vento frio vindo do norte. Depois da surpresa a indignação. Como era possível que os pais daquela criança não lhe tivessem explicado o que era o Natal! A senhora viúva vestida de negro e roxo rosnou entredentes que a juventude estava perdida, que não havia respeito pelas coisas sagradas e que era assim, neste triste estado, que o mundo ai acabar.
A menina amarela afundou o gorro amarelo nas suas pequenas orelhas saiu para a rua rapidamente. Não percebia que Natal era esse de que falavam queixando-se de não haver dinheiro ou tempo ou rapide suficiente para concretizar. Não percebia que natal era esse que defendia do alto do seu orgulho zangados, rabugentos, com a brusquidão da saturação acumulada. Não percebia se lhe falavam em dar e depois lhe falavam em compras, como não precebia quando lhe falavam em amor e depois lhe falavam em portar bem.
As lágrimas começavam a engordar dentro dos olhos, como uma banheira que alguéms e esquecera a encher e fizera uma partida. A casa da menina amarela era um casa como qualquer outra, sem portas nem janelas e paredes caiadas de cimento e tijolo. o amor não vinha nas embalagens pequeninas de celofane nem se conseguia expor com facilidade, às vezes passava horas, dias a pensar na melhor maneira de o fazer, tal era a dificuldade! Às vezes resolvia-se por um abraço, outras por um desenho, outras por sorrir com os seus dentes muito brancos como se fosse o gato da história da Alice no País das maravilhas. Nunca lhe ocorrera que houvesse um protocolo, termo de comportamento que desse direito a ser amado e a receber ou o que quer que fosse.
A menina sentou-se em cima da cama, com a respiração ofegante da corrida até casa. Sentou a boneca de pano no colo.
Quando quero dar, digo toma lá uma estrela, é tua. Toma lá o mar para navegares, queres ser o meu marinheiro? Toma lá o baloiço, queres que empurre? Toma lá uma rosa, se cuidares dela, ela será a tua companhia. Quando dou não olho para trás nem para o lado, não quero saber como te portaste o ano inteiro, quero saber da tua felicidade.
A boneca de pano não mexeu um músculo, quietinha na delicadeza das suas tranças de lã, olhava para a menina em ar de concordância.
Sabes, no dia depois deste dia vai ser um dia diferente. Em vez de uma rosa, vamos plantar uma seara. Vamos almoçar com muita gente, amigos reunidos, filhos e pais que se vêm ao fim tempo de saudade e se abraçam e se apalpam os ossos para ver da sua rigidez. Vai haver comida, e ruído e risos e discussão, vai haver passos e descompassos, uma roda viva de uma dança sem ensaio, perfeita em cada força que a move à medida que nasce. Nesse dia, depois deste dia que já quase nem dia é, vai haver festa e vamos poder fazer arco-íris e bolas de sabão entre os corpos. Nesse dia Nenhuma forma de Amor ficará por usar Todo o Amor será dado Livremente.

0 comentários:

About

Mei and Arawn