Descando, Reflexão, Renovação

Wednesday, December 20, 2006 | 0 Comments

Os nossos antepassados chamavam-no de "o santo shabat" (sábado). Os nossos avós de "Domingo". Hoje em dia simplesmente referimo-nos a ele como "fim de semana", mas paramos nós realmente no nosso fim de semana? A maioria das pessoas, provavelmente não. Tornamo-nos um "fazer humano", em vez de um "ser humano". Vivemos num mundo onde a maioria de nós lida excepcionalmente bem com o trabalo duro, o stress e muitas actividades simultâneas, mas esquece-se de si como indivíduo com uma individualidade a construir na sua complexidade.

Eu não professo nenhuma religião, mas não posso deixar de considerar sensatas muitas das suas palavras. Quanto a religião católica nos diz que a humanidade está condenada a trabalhar até à morte – ou se entreter até à morte, mas incorpora nas suas "10 principais regras de vida" um dia para descanso e reflexão, parece-me fazer todo o sentido. Afinal se tudo que construímos de riqueza nos for exterior que entes seremos quando nos perguntarem pelas nossas convicções?
Pararmos para olhar em volta, não é certamente uma perda de tempo se o pensarmos de forma inteligente para:

Descanso - Frederick Taylor foi um jovem executivo ambicioso, que trabalhou numa grande siderurgia de aço durante a guerra hispano-americana de 1890. Naqueles dias não havia guindastes para carregar as barras de aço nos vagões da ferrovia. Era um trabalho manual insano. Taylor instituiu um sistema no qual um apito soava sempre que um homem havia carregado aço por doze minutos. Ele então deveria sentar-se e descansar. Depois de três minutos de descanso, o apito soava novamente como sinal para que ele voltasse a trabalhar. Resultado: o volume de aço embarcado por dia subiu espantosos 276% ! Em vez de desperdício de tempo, o descanso obrigatório multiplicou a eficiência e a produtividade.

Reflexão - "O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências" (Provérbios 22.3). Como pode saber para onde quer ir, se não parar para olhar para trás e ver onde estava, avaliando de forma realista onde está agora, para então estabelecer um plano que possa levá-lo onde quer chegar? Foi bem sucedido no seu trabalho durante a semana passada? E no seu casamento? E como pai? E na sua vida pessoal? Mantém-se em forma fisicamente? Como vai emocional, intelectual e espiritualmente? Não podemos sequer começar a responder a estas perguntas, se continuarmos mergulhados em nossas actividades diárias, sem darmos a oportunidade de parar e reflectir sobre o que estamos a fazer - e porquê!

Renovação - Nenhuma bateria durará muito tempo sem ser recarregada. O elástico perderá sua elasticidade e força se não lhe for permitido retornar ao seu estado de "não esticado". Os seres humanos são parecidos. Precisamos do stress do trabalho, exercício e pressões para motivar-nos, para não vegetarmos. Isto ajuda-nos a ter propósito, significado e direcção. Mas também precisamos de períodos regulares de restauração pessoal - física, emocional e espiritual. Precisamos recarregar as nossas energias e clarear a nossa visão, antes de retornar ao campo de batalha.

0 comentários:

About

Mei and Arawn