Ontem fomos ver Romance & Cigarettes e confesso que nem só de espanto e riso se encheu a sala. Com o elenco majestoso de James Gandolfini, Susan Sarandon, Kate Winslet, Steve Buscemi, Mandy Moore, Bobby Cannavale, Mary-Louise Parker, Aida Turturro, Eddie Izzard e o inimitável Christopher Walken, sob a batuta de Jonh Turturro e co-produção de Jonh Penotti, assistimos a um musical negro, uma verdadeira tragicomédia da vida contemporânea americana, um reflexo do amor, da sexualidade, e do caminho de um homem pela mortalidade e pela redenção, com uma banda sonora de luxo e tão variada como James Brown, Janis Joplin, Nick Cave, Tom Jones ou Bruce Springsteen.
Com tanto de perplexo como de comovente, é um filme que nos enche por dentro, com uma fotografia e um universo visual de uma originalidade sublime, tão própria dos Coen Brothers.
Em ROMANCE & CIGARETTES, Turturro cria um argumento intenso, hilariante e kitsh. Ele próprio descreve o filme como um "musical selvagem": "When the characters can no longer express themselves in words, they break into song, lip-synching the tunes that are lodged in their subconscious. It is their way to escape the reality of their world: to dream, to remember, to connect to another human being" diz Turturro.
Os diálogos têm tanto de acutilante como de picante, com verdadeiras pérolas expressivas que guardo para quem se aventurar a ver esta negra comédia musical.
A não perder.

0 comentários:

About

Mei and Arawn