Cinemania em dia: os Bórgia

Wednesday, July 23, 2008 | 1 Comments

Los Borgia
Realizador: Antonio Hernández
Com: Sergio Múñiz, Sergio Peris-Mencheta, Eloy Azorin, Lluis Homar

Estamos em finais do século XV, mais concretamente no ano de 1492, e Juan (Sergio Múñiz), César (Sergio Peris-Mencheta) e Jofré (Eloy Azorin), os três filhos de Rodrigo Borgia (Lluís Homar), dirigem-se ao Vaticano onde está a decorrer o conclave para eleger um novo Papa, onde o seu pai, Rodrigo Borgia, acabou de ser eleito Sumo Pontífice como Alejandro VI. É assim que começa o filme “Os Borgia”, uma película que nos conta a história da família, a partir do momento em que o patriarca é eleito Papa, dando-nos a conhecer todas as intrigas, mentiras, traições e, acima de tudo, o que o ser humano é capaz de fazer por poder.
Tendo em vista a hegemonia do nome dos Bórgia, o novo Papa recorre a todos os meios para alargar o seu poder e a sua riqueza. Se antes era o estrangeiro ostracizado, agora o pontificado servirá de meio, em nome do Senhor, para a vingança e para a conquista dos seus inimigos.
Da rivalidade dos seus filhos à utilização de Lucrécia, sua filha, como amante e simultaneamente fonte de aliança pelo casamento com todos aqueles que não consegue conquistar de imediato pela força, nada foge à crítica voraz de António Hernández. Toda a promíscuidade de uma Igreja corrupta, sedenta de poder, orgiática e violenta é posta em cima da mesa de forma crua e sem romantismos. O trabalho de actores está bastante credível e mostra o quanto o cinema europeu, e especificamente o espanhol, começa a dar cartas no panorama cinematográfico actual e com nota de excelência na complexa categoria de retrato biográfico de cariz histórico.
Os Borgia” é, em definitivo, um filme a não perder.

1 comentários:

Viajante said...

2 observações:

Quanto ao filme é excelente, das melhores resenhas históricas que vim nos últimos tempos. Sempre intenso, interessante, pertinente e impertinente como um bom filme deve ser. Salienta-se ainda o guarda-roupa e caracterização de alto gabarito.

Se forem vê-lo ao alvaláxia levem uma manta, cachecol, gorro, whatever, dentro das salas ultimamente parece que estamos na era glaciar, nada condizente com os reduzidos trapinhos veraneantes que nós, mortais, usamos no exterior.

About

Mei and Arawn