Que grande musical, Mamma Mia!!!

Friday, September 05, 2008 | 2 Comments

Mamma Mia! é um show musical que inclui canções conhecidas do grupo de música pop sueco ABBA. As composições foram feitas por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, o livrete com a história de uma mãe, Donna, que educa a sua filha sozinha, Sophie, que está prestes a casar-se, é da autora britânica Catherine Johnson.
O musical, com os sucessos mundiais “Dancing Queen”, “Super Trouper” e “The Winner Takes It All”, entre outros, é uma comédia.
O musical teve estreia em Londres a 6 de Abril de 1999, exactamente 25 anos após os ABBA terem ganho o Festival Eurovisão da Canção com a canção “Waterloo” em 1974.
Até finais de 2006 o musical “Mamma Mia!” foi visto por mais de 35 milhões de espectadores encantados em todo o planeta, sendo assim o musical com maior sucesso a nível mundial, ultrapassando os sucessos de musicais famosos como Cats ou Fantasma da Ópera.
Este fabuloso musical foi rodado como filme, realizado por Phyllida Lloyd, com Amanda Seyfried, Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth e Meryl Streep, e foi lançado nos Estados Unidos a Julho de 2008. Estreou ontem em Portugal e nós fomos espreitar. E foi uma surpresa daquelas! A história deste musical não trata do enorme sucesso do grupo musical sueco, mas sim de Donna, uma mãe solteira, com a sua filha Sophie, de 20 anos de idade, que vivem desde os anos 70 numa pequena ilha grega, onde vivem de uma modesta taverna. Sophie, que brevemente irá casar com o seu noivo Sky, quer que o seu pai esteja presente no casamento. No diário da sua mãe, Sophie descobre que há 3 possíveis pais. Juntam-se as amigas de infância de Donna e as velhas recordações do seu antigo trio musical “Donna And The Dynamos”.

De uma alegria e colorido exuberantes, quase a lembrar Bollywood (só faltam os indianos) o ponto mais forte do filme é manter-nos um sorriso largo nos lábios o tempo todo e fazer-nos cantarolar como se não houvesse amanhã. Pena as escolhas dos actores ser feita pela popularidade e não pela capacidade vocal, mas tudo isso se torna secundário dada a beleza das ilhas gregas e a explosão constante de entusiasmo e coreografias bem elaboradas e bem encadeadas com o desenrolar da história. Para quem cresceu, como eu, a ouvir as músicas dos ABBA e as conhece (a todas!) de trás para a frente, desde os tempos em que as cantava em frente ao espelho e fazia coreografias com a minha irmã, pode ser uma experiência tocante. Vejam o site oficial do filme aqui!

Aqui deixo uma das minhas músicas preferidas, que ainda por cima me faz recordar as nossas viagens a Paris. Lembras-te? (e sim, gostei de ouvir o Colin Firth a cantar... é daqueles tipos que apetece logo pedir em casamento... would you merry me Colin!?)



(dá vontade de ouvir mais não é?... espreitem aqui a versão original dos ABBA)

2 comentários:

Anonymous said...

Será que tenho mesmo de ir ver isto?
Parece divertido, pá!
Já vi o trailer, mas ainda não tive a virilidade suficiente para ir ver o filme. Queres ver de novo?
Bjs!

Viajante said...

Garantidamente a ir ver, já estava curiosa agora ainda fiquei mais :)
Pipocajinhos

About

Mei and Arawn