Este livrinho é, com toda a certeza, um dos meus preferidos. Constitui um bom resumo das ideias feitas, certezas, pré-conceitos, equívocos e muitos "conhecimentos" que temos por certos, tão típicos do senso comum e ao mesmo tempo, tão erróneos e pouco adequados à realidade.
Se continuam a pensar que as rabanadas são de origem portuguesa, que as centopeias têm 100 patas e que a Terra tem apenas uma lua... estão mesmo a precisar deste livro. Urgentemente!
Aliás, Thomas Edison afirmou que não sabemos um milionésimo de 1% de coisa alguma; Mark Twain pensava que seriam necessários oito milhões de anos para dominar apenas a matemática; Woody Allen disse que alguns bebem com abundância do rio da sabedoria, enquanto que outros apenas gargarejam. Em O Livro da Ignorância Geral, podem encontrar-se aspectos tão surpreendentes como os que se seguem:

todos os seres humanos têm quatro narinas;
a Terra tem sete Luas;
a máquina a vapor foi inventada na Grécia Antiga;
o café não é feito de grãos;
os morangos não são bagas;
Banguecoque não é a capital da Tailândia;
mais de um milhão de pessoas foram mortas por marmotas;
o maior objecto que uma baleia azul consegue engolir é uma toranja;
há 80 000 planetas no sistema solar;
os dentes de George Washington tinham pertencido a um hipopótamo.
Nenhuma das afirmações dispostas atrás é um trocadilho ou uma armadilha. São, isso sim, dez aspectos que a maior parte das pessoas desconhece e relativamente aos quais tem, geralmente, outras noções (erradas). Aliás, é por anular esses mitos que este título da editora Ideias de Ler constitui um excelente presente para os mais curiosos, para os que se julgam sabichões, ou para aqueles que, simplesmente, não sabem muita coisa – e, atenção, depois da leitura deste livro, todos sentem um pouco isso...John Lloyd e John Mitchinson são os criadores de um programa televisivo da BBC, de nome QI (Quite Interesting), no contexto do qual desenvolveram este livro.

1 comentários:

Anonymous said...

Wowwww! Este tenho mesmo de comprar! As minhas respostas a essas perguntas pelos vistos estão todas erradas! ArrrrhGrrrr!!!!
Santa Ignorância! Lá vai a Fnac ganhar mais umas coroas comigo.
Mas pode ser que depois me vingue no Trivial ou assim ;)
Boa dica!

About

Mei and Arawn